• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Conexão Sul lança “Cadernos de Arte-Educação – Dança” e promove debate sobre ensino e inclusão em Florianópolis

Redação Itapema Por Redação Itapema
04/08/2026
Tempo de Leitura: 4 mins
Conexão Sul lança “Cadernos de Arte-Educação – Dança” e promove debate sobre ensino e inclusão em Florianópolis

Conexão Sul / Crédito: Divulgação

   

Até dezembro, o projeto reúne, em Florianópolis, artistas da Região Sul em uma programação voltada à criação, à pesquisa e à arte-educação.

O lançamento dos Cadernos de Arte-Educação – Dança, nesta terça e quarta-feira (4 e 5/8), é um dos destaques do Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos da Dança, projeto correalizado pelo Sesc, por meio do Programa de Cultura, e por artistas independentes da dança de Santa Catarina. A publicação será apresentada durante o Ciclo de Debates sobre a Formação em Dança em Santa Catarina, e reúne reflexões sobre dança e práticas educativas, corpos afro-brasileiros, formação de professores de artes, inclusão e propostas para o ensino e a experimentação da dança. O evento acontece às 18h, no Sesc Prainha, em Florianópolis. 

A programação dos debates contará com a mediação de Rogaciano Rodrigues, analista de cultura do Sesc-SC, e de Vera Torres, do Conexão Sul. A articulação do Projeto Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança está sendo feita pelo Analista de Cultura do Sesc-SC e pelas artistas da Dança Vera Torres, Sandra Meyer e Jussara Xavier, com realização operacional da equipe técnica do Sesc Prainha”. 

O Conexão Sul promove o intercâmbio entre profissionais da Região Sul — Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná — e artistas brasileiros que atuam profissionalmente no exterior. As atividades estão organizadas em ciclos que contemplam debates, palestras, oficinas e compartilhamento de experiências, reunindo diferentes perspectivas sobre formação, criação artística, práticas de ensino-aprendizagem e atuação profissional.  As atividades são gratuitas e acontecem no Sesc Prainha, em Florianópolis, em formato presencial e online, até 12 de dezembro.

Oficinas

O projeto Conexão Sul conta ainda com oficinas voltadas à formação artística. Entre elas estão Caminhos Dançados, ministrada por Alex Sander dos Santos e Luciana Dariano, entre 29 e 31 de julho; Corpo, símbolos e memórias: dançando nossas raízes e resistências, com Flor Carrizo, em 10 de agosto; Dança e Sustentabilidade, conduzida por Adriana Barreto e Jussara Xavier, entre 18 e 21 de agosto; e a Oficina Performativa, ministrada por Diana Gilardenghi e Rosemeri Rocha, nos dias 5 e 6 de setembro.  

Também integra a programação a oficina Técnica de Graham: uma vivência da dança moderna a partir da prática, teoria e processos de criação, ministrada por Vera Torres e Flor Carrizo, entre 14 de setembro e 5 de outubro. Encerrando o calendário, Volmir Cordeiro ministra a oficina Para Impulsionar Processos Criativos, entre os dias 8 e 12 de dezembro. 

Programação Conexão Sul – Encontro de Artistas Contemporâneos da Dança

04/08, das 18h às 21h
Local: Teatro Sesc Prainha
Atividade: Lançamento dos Cadernos de Arte Educação – Dança: Ciclo de Debates Sobre a Formação em Dança em Santa Catarina I
Apresentação: Rogaciano Rodrigues (Sesc-SC) e Vera Torres (Conexão Sul)
Mesa de debate: Vera Torres, Ana Luiza Ciscato e Zilá Muniz
Mediação: Jussara Xavier

05/08, das 18h às 21h
Local: Teatro Sesc Prainha
Atividade: Lançamento dos Cadernos de Arte Educação – Dança: Ciclo de Debates Sobre a Formação em Dança em Santa Catarina II
Apresentação: Rogaciano Rodrigues (Sesc-SC) e Vera Torres (Conexão Sul)
Mesa de debate: Sandra Meyer, Ida Mara Freire e Jesse da Cruz
Mediação: Jussara Xavier

10/08, das 9h às 12h
Local: Sala de Dança 201 (Sesc Prainha)
Oficina: Corpo, símbolos e memórias: dançando nossas raízes e resistências
Ministrante: Flor Carrizo

18, 19, 20 e 21/08, das 9h às 12h
Local: Sala de Dança 201 (Sesc Prainha)
Oficina: Dança e Sustentabilidade
Ministrantes: Adriana Barreto e Jussara Xavier

05 e 06/09, das 10h às 13h e das 14h às 17h
Local: Sala de Artes Marciais (Sesc Prainha)
Oficina: Performativa
Ministrantes: Diana Gilardenghi e Rosemeri Rocha

14, 21 e 28/09 e 05/10, das 18h às 21h
Local: Sala Multiuso (Sesc Prainha)
Oficina: Técnica de Graham: uma vivência da dança moderna a partir da prática, teoria e processos de criação
Ministrantes: Vera Torres e Flor Carrizo

08, 09, 10 e 11/12, das 9h às 12h
Local: Sala de Dança (Sesc Prainha)
Oficina: Para Impulsionar Processos Criativos
Ministrante: Volmir Cordeiro

12/12, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Sala de Artes Marciais (Sesc Prainha)
Oficina: Para Impulsionar Processos Criativos
Ministrante: Volmir Cordeiro

Tags:
Matéria Anterior

FAM 30 anos anuncia os primeiros filmes selecionados e novidades da edição

Próxima Matéria

Camerata Florianópolis celebra a Era de Ouro do rádio brasileiro em novo espetáculo no CIC

Relacionadas Posts

Delfino 146 traz MPB e Rock
Agenda Itapema

Delfino 146 traz MPB e Rock

Por Maria Coelho
16/09/2026
Jazzinn promete especial de Gal Costa, Beatles e mais
Agenda Itapema

Berlin Floripa apresenta especiais de Legião Urbana e Edith Piaf

Por Maria Coelho
16/09/2026
Jazzinn recebe o saxofonista Samuel Popeo
Agenda Itapema

Jazzinn recebe o saxofonista Samuel Popeo

Por Maria Coelho
16/09/2026
Itapema Wine Day reúne 21 vinícolas e mais de 160 rótulos
Agenda Itapema

Itapema Wine Day reúne 21 vinícolas e mais de 160 rótulos

Por Maria Coelho
16/09/2026
Festival de Cinema de Jaraguá do Sul reúne 95 filmes
Agenda Itapema

Festival de Cinema de Jaraguá do Sul reúne 95 filmes

Por Maria Coelho
16/09/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados