• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Danísio Silva lança livro que revoluciona a visão da fotografia

Maria Coelho Por Maria Coelho
06/06/2026
Tempo de Leitura: 3 mins
Danísio Silva lança livro que revoluciona a visão da fotografia

Danísio Silva / Crédito: Danísio Silva

   

O fotógrafo e escritor catarinense Danísio Silva lança no próximo dia 8 de junho o livro O fotógrafo de vários mundos – A revolução da FotoNgrafia e a arte do não-significado. Assim, a obra propõe uma nova forma de compreender a fotografia e desafia conceitos consolidados sobre imagem, percepção e realidade. O lançamento será realizado de forma virtual no dia 8 de junho e o livro estará disponível nas versões português e inglês, com venda pela plataforma https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/ebook-fotongrafia/E106052260Q?system=product_page.

Após o lançamento virtual, Danísio Silva prepara um encontro presencial para o dia 10 de setembro, em Florianópolis. Na ocasião, será inaugurada uma exposição de imagens produzidas a partir do conceito de FotoNgrafia. Dessa forma, o evento também contará com um bate-papo com o autor, que apresentará ao público os conceitos da obra e sua proposta de uma nova forma de capturar e interpretar o mundo por meio da luz.

Natural de São José e fotógrafo autodidata, Danísio apresenta ao público o conceito de FotoNgrafia, resultado de anos de pesquisa, observação e experimentação artística. A proposta parte da ideia de que a fotografia tradicional se tornou limitada pela busca da objetividade e pelo registro fiel do mundo visível. Então, em contrapartida, a FotoNgrafia utiliza a luz como ferramenta de criação, permitindo o surgimento de formas e imagens que escapam às referências visuais convencionais.

“Cada instante capturado revela camadas de realidade anteriormente invisíveis aos nossos olhos condicionados”, afirma o autor, que possui mais de dez livros publicados. Danísio agora direciona seu trabalho para a investigação das possibilidades criativas da imagem.

Segundo Danísio, o próprio nome FotoNgrafia traduz a essência da proposta. “Juntar fóton e grafia seria desenhar com a luz. Acredito que a fotografia nunca cumpriu plenamente esse papel. Na FotoNgrafia eu utilizo a luz como um pincel, criando imagens que vão além das formas que entendemos como reais”, explica.

A obra também aborda o processo de reeducação do olhar e questiona os condicionamentos da mente humana diante das imagens. “Nossa mente busca constantemente associar aquilo que vê a formas já conhecidas. A FotoNgrafia rompe com esse processo, apresentando imagens que não encontram correspondência imediata na memória visual do observador”, afirma o autor.

A apresentação do livro é do professor aposentado de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Harrysson Silva. Para ele a obra representa uma ruptura com paradigmas tradicionais. “Danísio rompe com o rigor dos dogmas convencionais para elevar a sensibilidade ao centro de sua nova obra. Ao substituir padrões metafísicos pela espontaneidade, revela uma visão de mundo pautada na criatividade absoluta e na emancipação por meio da arte”, destaca.

Mais do que um livro sobre fotografia, O fotógrafo de vários mundos propõe uma reflexão sobre percepção, criatividade e imaginação. “No livro tento mostrar a importância de sentir antes de pensar. A imagem pode ampliar nosso banco de memória e abrir caminhos para experiências que ultrapassam os limites da percepção ordinária”, conclui Danísio.

Tags:
Matéria Anterior

Copa do Mundo 2026 ganha encontro urbano na Grande Florianópolis

Próxima Matéria

Fela Kuti é tema de documentário no CineSonora

Relacionadas Posts

David Toledo apresenta a riqueza da diversidade cultural no novo show “Eu vi o mundo agora”, nesta sexta-feira, no TAC 
Agenda Itapema

David Toledo apresenta a riqueza da diversidade cultural no novo show “Eu vi o mundo agora”, nesta sexta-feira, no TAC 

Por Redação Itapema
16/07/2026
Abertas inscrições para oficina gratuita de Ukulele em Florianópolis
Agenda Itapema

Abertas inscrições para oficina gratuita de Ukulele em Florianópolis

Por Maria Coelho
16/07/2026
“Autorretrato: Território Feminino” chega a Florianópolis
Agenda Itapema

“Autorretrato: Território Feminino” chega a Florianópolis

Por Maria Coelho
16/07/2026
A.Galeria recebe a exposição “Da natureza para a obra” com Sandra Cinto
Agenda Itapema

A.Galeria recebe a exposição “Da natureza para a obra” com Sandra Cinto

Por Maria Coelho
16/07/2026
Pátio Milano promove mais uma edição do Coffee, Break & Sounds
Agenda Itapema

Pátio Milano celebra o Dia Mundial do Rock

Por Maria Coelho
15/07/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados