• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Exposição aproxima tradições de Santa Catarina e Pernambuco

Maria Coelho Por Maria Coelho
13/05/2026
Tempo de Leitura: 3 mins
Exposição aproxima tradições de Santa Catarina e Pernambuco

Ponte Entre Tradições / Crédito: Divulgação

   

Com o objetivo de sensibilizar sobre a possibilidade de a arte popular criar espaço para convivência, inclusão e inovação cultural, o Instituto Autonomia realiza, nesta sexta-feira (15), às 19h, o lançamento da exposição “Ponte Entre Tradições: O Boi que Brinca de Floripa a Pernambuco”. A mostra é dedicada ao intercâmbio entre duas importantes manifestações populares brasileiras: o Boi de Mamão, de Florianópolis, e o Cavalo Marinho, de Pernambuco. O evento será no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 19h. A entrada é gratuita e a visitação poderá ser feita até 21 de junho. 

De acordo com Andrea Monteiro, diretora do Instituto, a proposta estabelece uma conexão entre as culturas populares do Sul e do Nordeste a partir da figura simbólica do boi, elemento presente em ambas as tradições e que atravessa memórias, arte, oralidade, música, pertencimento e identidade coletiva. “Mais do que uma exposição sobre cultura popular, a atividade também propõe uma reflexão sobre inclusão e diversidade”, reforça. Além, é claro, de promover um diálogo contracolonial e inter-regional, aproximando saberes do Sul e do Nordeste do Brasil através da oralidade, da música, do corpo e da arte popular.

A diretora explica que o projeto Escola de Artes, desenvolvido pelo Instituto Autonomia há 10 anos, envolve pessoas autistas nas oficinas artísticas realizadas no CIC, reforçando processos de expressão, autonomia e participação cultural. A exposição, cuja curadoria foi realizada pela equipe de profissionais que compõem a Escola, tanto professores quanto coordenação pedagógica, busca ampliar o olhar sobre o autismo. “A ideia é deslocar a discussão de uma perspectiva exclusivamente clínica para uma abordagem centrada na potência criativa, na convivência e na construção coletiva”, explica Andrea. 

Segundo Betita Horn, gestora do MIS-SC, a mostra também chama atenção para a importância de políticas culturais mais acessíveis e integradas, aproximando áreas como cultura, educação, assistência social e saúde mental. “Ao colocar pessoas neurodivergentes como protagonistas da produção artística, a ação propõe novas referências de acessibilidade cultural e participação efetiva em espaços de arte”, afirma a diretora.  

Além do diálogo entre Santa Catarina e Pernambuco, o encontro celebra os saberes populares brasileiros como patrimônios vivos e contemporâneos, fortalecendo vínculos comunitários e criando pontes entre diferentes formas de existir, aprender e criar. Na ocasião da abertura, estarão presentes a diretora do Instituto Autonomia, gestores do Centro Integrado de Cultura, bem como famílias neurodivergentes que participam das oficinas. 

SERVIÇO 

O que: abertura da exposição “Ponte Entre Tradições: O Boi que Brinca de Floripa a Pernambuco”

Quando: 15 de maio de 2026, às 19h 

Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura | Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica  

Entrada: Gratuita

Tags: CIC
Matéria Anterior

Porto Belo Outlet Premium recebe arena esportiva para figurinhas da Copa 2026

Próxima Matéria

O Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis adiciona a categoria 40+

Relacionadas Posts

Ivan Lins celebra 80 anos com show na Arena Opus
Agenda Itapema

Ivan Lins celebra 80 anos com show na Arena Opus

Por Maria Coelho
21/09/2026
Escritoras lançam livros inéditos na Fundação Cultural Badesc
Agenda Itapema

Escritoras lançam livros inéditos na Fundação Cultural Badesc

Por Maria Coelho
21/09/2026
Mostra de Cinema Japonês chega a Florianópolis em setembro
Agenda Itapema

Mostra de Cinema Japonês chega a Florianópolis em setembro

Por Maria Coelho
19/09/2026
Camerata Florianópolis apresenta “La Serva Padrona”
Agenda Itapema

Camerata Florianópolis apresenta “La Serva Padrona”

Por Maria Coelho
18/09/2026
Chaka Khan lança CHAKZILLA, seu primeiro álbum em mais de sete anos
Agenda Itapema

Chaka Khan lança CHAKZILLA, seu primeiro álbum em mais de sete anos

Por Maria Coelho
18/09/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados