• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Exposição inédita reflete sobre dissidências de gênero na arte contemporânea

Redação Itapema Por Redação Itapema
03/06/2025
Tempo de Leitura: 3 mins
Exposição inédita reflete sobre dissidências de gênero na arte contemporânea

Sereia 3 / Crédito: Joana Goulart

   

“Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura”, de Joana Goulart abre dia 5 de junho na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis; entrada é gratuita

A exposição “Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura”, da artista Joana Goulart, convida os visitantes a refletir sobre desejo, identidade e os desafios das dissidências de gênero na sociedade e na arte contemporânea. Apresentada pela primeira vez na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, a mostra abre na quinta-feira, dia 5 de junho, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Gabriel Bonfim, o projeto, selecionado na Chamada Pública Paulo Gaiad – Primeira Individual, foi concebido, de acordo com a artista, a partir da marcação do texto de Pedro Lemebel, especificamente um excerto de A noite dos Visions (ou A Última Festa da Unidade Popular).

“Eu e o Gabriel decidimos que ‘Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura’ seria o título perfeito para a exposição, sintetizando aquilo que gostaríamos de falar. Depois de escolhermos o título, analisamos minhas obras produzidas nos últimos anos e pensamos qual seria a melhor forma de trazer o projeto à vida. Essa exposição só foi possível pela união Joana-Gabriel-Lemebel”, compartilha Joana.

Composta por 12 obras, a mostra vai reunir uma diversidade de materialidades, como performances e seus registros em vídeo e fotografia, trabalhos em texto, serigrafias, bordados, pinturas e objetos instalativos.

Para Joana, expor na Fundação Cultural BADESC, especialmente no espaço Paulo Gaiad, representa um momento especial e significativo na trajetória artística. “Estou muito animada para materializar todo o trabalho e dividir esse instante com o público e com as pessoas que amo. O espaço é fundamental para a vida cultural da cidade, e ocupar esse ambiente pela primeira vez é emocionante”, completa a artista.

A Fundação Cultural BADESC, que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, abre de segunda a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, até 26 de julho, das 10h às 16h. A visitação de “Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura” poderá ser feita até 24 de julho de 2025.

Sobre a artista

Nascida em Florianópolis/SC, a artista visual, pesquisadora e bacharelanda no curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Joana Goulart, participa do grupo de extensão “Sala de leitura – Sala de escuta” e do grupo de pesquisa “Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais” (UDESC/ CNPq). Tem como principal meio de pesquisa o corpo na arte contemporânea e seus desdobramentos na performance, registrando esses processos entre vídeo e fotografia, assim como instalações, bordados e pinturas.

Participou da exposição “Publique!”, realizada na galeria Jandira Lorenz, em Florianópolis/SC, colaborou com uma proposição de arte sonora no III Congresso Internacional de Pesquisa em Sonoridades (CIPS, em Niterói/RJ), e em 2024 participou das exposições coletivas: O Sonho da Casa do Impossível (Galeria Begônia, Cocal do Sul/SC), Jovens Artistas Catarinenses (Galeria Willy Zumblick – Fundação Cultural de Criciúma, Criciúma/SC), Toda Rota de Fuga é um Ponto de Encontro (Galeria Ponto de Fuga, Curitiba/PR) e Tentacular (Memorial Meyer Filho, Florianópolis/SC).

Serviço:

O que: Abertura “Tem paixão e calvário à beça até encontrarem a cura”, de Joana Goulart

Quando: 5 junho – quinta-feira, às 19h (Visitação até 24 de julho de 2025)

Onde: Espaço Paulo Gaiad na Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)

Entrada Gratuita

Tags: Fundação Cultural BADESC
Matéria Anterior

Arte em Diálogo: A.Galeria promove ciclo de palestras

Próxima Matéria

Orquestra de Cordas da Ilha realiza concerto gratuito com repertório inédito em Florianópolis

Relacionadas Posts

Santa Catarina recebe uma das maiores imersões de empreendedorismo da América Latina
Agenda Itapema

Santa Catarina recebe uma das maiores imersões de empreendedorismo da América Latina

Por Maria Coelho
09/05/2026
FIN Brasil 2026 acontece em Itajaí nos dias 12 e 13 de maio
Agenda Itapema

FIN Brasil 2026 acontece em Itajaí nos dias 12 e 13 de maio

Por Redação Itapema
08/05/2026
“Powerful Blues Women” traz estrelas norte-americanas para o CIC
Agenda Itapema

“Powerful Blues Women” traz estrelas norte-americanas para o CIC

Por Maria Coelho
08/05/2026
Espetáculo Prima Facie, com Débora Falabella, chega a Florianópolis em curta temporada
Agenda Itapema

Espetáculo Prima Facie, com Débora Falabella, chega a Florianópolis em curta temporada

Por Redação Itapema
08/05/2026
Luiz Meira é convidado do Sexta Jazz AF de maio em concerto que celebra a música de Chico Buarque
Agenda Itapema

Luiz Meira é convidado do Sexta Jazz AF de maio em concerto que celebra a música de Chico Buarque

Por Redação Itapema
08/05/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados