BLOG
Originalmente lançado seis meses após a morte de Kurt Cobain, o disco chegou a ser indicado ao Grammy
Gravado pelo Nirvana em 1993, o álbum MTV Unplugged In New York vai ser relançado em vinil: originalmente registrado no Sony Music Studio, o trabalho vai fazer parte das comemorações de 25 anos do primeiro disco ao vivo do grupo, completados no próximo dia 1º de novembro. No programa da MTV, o Nirvana, seguindo a proposta do Unplugged, apresentou algumas de suas músicas menos conhecidas - como About a Girl e Dumb -, além de covers de canções de artistas como David Bowie, Meat Puppets, The Vaselines e Leadbelly.
Um relato do site Pitchfork revela que, antes da gravação, o vocalista Kurt Cobain estava apreensivo, achando que a banda não conseguiria apresentar uma versão mais sutil de suas faixas; e chegou a considerar deixar o baterista Dave Grohl de fora da performance. Depois do show, o músico continuava achando que o público não havia aprovado a apresentação, já que a plateia se manteve quieta a maior parte do tempo - mas a verdade é que o MTV Unplugged se tornou um dos marcos da carreira do Nirvana; vendendo mais de cinco milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. O álbum também concorreu ao Grammy, na categoria Música Alternativa.
O disco MTV Unplugged In New York saiu em outubro de 1994, seis meses depois do suicídio de Kurt Cobain. A nova versão vai contar com ensaios inéditos de canções como Come As You Are, Polly, Plateau, Pennyroyal Tea e The Man Who Sold The World.
Replicado pela MTV brasileira com o nome Acústico MTV, o programa voltou à tona agora em setembro, sete anos após a gravação da até então última edição: o show de retorno do programa foi apresentado por Tiago Iorc.