• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Paradigma reúne cinema brasileiro, produções europeias e sessões especiais na programação da semana

Redação Itapema Por Redação Itapema
10/09/2026
Tempo de Leitura: 5 mins
Paradigma Cine Arte / Crédito: Divulgação

Paradigma Cine Arte / Crédito: Divulgação

   

Agenda de 10 a 16 de setembro inclui documentários nacionais, comédias, dramas e a pré-estreia de “Três Vezes Adeus”, novo filme de Isabel Coixet

O cinema brasileiro divide espaço com produções da França, de Portugal, da Espanha e da Holanda na programação do Paradigma Cine Arte entre os dias 10 e 16 de setembro. A agenda reúne títulos como “Viva Marília”, documentário sobre a trajetória de Marília Pêra, “Não Existe Almoço Grátis”, vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Brasília, e “Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho”, comédia dramática ambientada na região francesa conhecida pela produção da bebida.

Um dos destaques da semana é “Viva Marília”, dirigido por Zelito Viana. Narrado pela própria Marília Pêra, o documentário percorre a vida e a obra de uma das artistas mais versáteis do país, que construiu uma trajetória de destaque no teatro, no cinema, na televisão e na música. O filme será exibido de quinta-feira a domingo e retornará à tela na quarta-feira.

A produção nacional também está representada por “Muito Prazer”, comédia dirigida por Jorge Furtado, sobre um motorista de aplicativo que herda um motel em ruínas e decide reativar o negócio com a ajuda de uma antiga funcionária. Já “Não Existe Almoço Grátis”, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel, acompanha três mulheres que lideram uma Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no Distrito Federal.

Dois documentários revisitam momentos e movimentos da história recente do Brasil. Em “Anistia 79”, Anita Leandro recupera imagens registradas durante uma conferência realizada em Roma, em 1979, que reuniu exilados e militantes brasileiros envolvidos na luta pela anistia. “Nem Tudo é Paz e Amor”, dirigido por Betão Aguiar, aborda a contracultura brasileira dos anos 1970, período marcado pela Tropicália, pelos Novos Baianos e por transformações artísticas e comportamentais em meio à ditadura militar.

Entre as produções europeias, “Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho”, dirigido por Tim Kamps, acompanha Maarten e seu pai, Hans, em uma última viagem à região de Champagne, na França, após a descoberta de uma doença terminal. As diferenças entre os dois vêm à tona ao longo do percurso, enquanto pequenos momentos compartilhados criam novas possibilidades de aproximação.

“As Cores do Tempo”, de Cédric Klapisch, parte da herança de uma antiga casa para conectar os integrantes de uma família do presente à trajetória de uma jovem que chegou a Paris no fim do século XIX. “A Quinta Portuguesa”, dirigido por Avelina Prat e estrelado por Manolo Solo e Maria de Medeiros, acompanha um professor de geografia que, após o desaparecimento de sua esposa, assume outra identidade e começa uma nova vida como jardineiro em uma propriedade portuguesa.

Completa a seleção europeia “O Apego”, drama francês de Carine Tardieu sobre uma mulher independente que, aos poucos, cria laços com o vizinho e seus dois filhos.

Sessões especiais

Na terça-feira, 15 de setembro, às 19h30, o Paradigma recebe a última sessão da temporada 2026 do projeto Museus Virtuais. A edição “Dalí – O gênio surrealista” apresenta uma visita mediada pelo universo do artista espanhol, com passagem pelo Teatro-Museu Dalí, em Figueres, concebido pelo próprio pintor.

A programação da semana encerra na quarta-feira, 16 de setembro, às 19h, com a pré-estreia de “Três Vezes Adeus”, novo filme da premiada diretora espanhola Isabel Coixet. Estrelado por Alba Rohrwacher e Elio Germano, o drama ítalo-espanhol acompanha o fim de um relacionamento que ganha contornos diferentes quando a protagonista descobre uma doença grave. O longa é inspirado no livro semiautobiográfico da escritora e ativista italiana Michela Murgia.

Programação de 10 a 16 de setembro

QUINTA-FEIRA | 10/09

11h25 – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho
14h – A Quinta Portuguesa
16h20 – As Cores do Tempo
18h45 – Viva Marília
20h30 – O Apego

SEXTA-FEIRA | 11/09

11h25 – As Cores do Tempo
14h – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho
15h50 – Viva Marília
17h40 – Não Existe Almoço Grátis
19h25 – A Quinta Portuguesa
21h45 – Muito Prazer

SÁBADO | 12/09

11h25 – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho
13h45 – As Cores do Tempo
16h – A Quinta Portuguesa
18h10 – O Apego
20h10 – Muito Prazer
22h – Viva Marília

DOMINGO | 13/09

11h25 – Nem Tudo é Paz e Amor
14h – Não Existe Almoço Grátis
15h35 – Viva Marília
17h25 – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho
19h15 – As Cores do Tempo
21h35 – O Apego

SEGUNDA-FEIRA | 14/09

11h25 – Nem Tudo é Paz e Amor
14h – Anistia 79
16h20 – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho
18h30 – As Cores do Tempo
20h40 – A Quinta Portuguesa

TERÇA-FEIRA | 15/09

11h25 – Anistia 79
14h – Muito Prazer
16h – Não Existe Almoço Grátis
19h30 – Museus Virtuais: Dalí – O gênio surrealista
20h50 – Champagne – Uma Viagem de Pai e Filho

QUARTA-FEIRA | 16/09

11h25 – Viva Marília
14h – Nem Tudo é Paz e Amor
16h30 – O Apego
19h – Pré-estreia de Três Vezes Adeus
21h15 – Não Existe Almoço Grátis

Serviço
O quê: programação semanal do Paradigma Cine Arte
Quando: de 10 a 16 de setembro de 2026
Onde: Paradigma Cine Arte, Rodovia José Carlos Daux, SC-401, nº 8.600, sala 2, bloco 8, Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
Programação e informações: www.paradigmacinearte.com
Ingressos: csingresso.com.br

Tags: Paradigma Cine Arte
Matéria Anterior

Governador Celso Ramos recebe 2º Festival Gastronômico

Próxima Matéria

Nova temporada de “O Céu da Língua”, com Gregório Duvivier, terá três dias de sessões em Florianópolis

Relacionadas Posts

Reflexões sobre modos de habitar o mundo inspiram exposição inédita no MIS-SC
Agenda Itapema

Reflexões sobre modos de habitar o mundo inspiram exposição inédita no MIS-SC

Por Redação Itapema
02/10/2026
Mulheres do Choro ocupam Florianópolis em sete dias de shows, rodas e encontros musicais
Agenda Itapema

Mulheres do Choro ocupam Florianópolis em sete dias de shows, rodas e encontros musicais

Por Redação Itapema
01/10/2026
Vencedor de dois Grammys, Edu Ribeiro se apresenta com pianista italiano Alessandro Lanzoni em Florianópolis
Agenda Itapema

Vencedor de dois Grammys, Edu Ribeiro se apresenta com pianista italiano Alessandro Lanzoni em Florianópolis

Por Redação Itapema
01/10/2026
Mostra “ETERnos da Terra” transforma a passagem do tempo em matéria de arte
Agenda Itapema

Mostra “ETERnos da Terra” transforma a passagem do tempo em matéria de arte

Por Redação Itapema
01/10/2026
Memória, afeto e ancestralidade: Exposição inaugural de Renata Gordo reconstrói o saber-fazer de mulheres entrelaçadas a partir do encontro
Agenda Itapema

Memória, afeto e ancestralidade: Exposição inaugural de Renata Gordo reconstrói o saber-fazer de mulheres entrelaçadas a partir do encontro

Por Redação Itapema
01/10/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados