• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

Danísio Silva abre exposição e lança dois livros

Maria Coelho Por Maria Coelho
03/09/2026
Tempo de Leitura: 3 mins
Danísio Silva abre exposição e lança dois livros

Danísio Silva / Crédito: Tuti Gorressen Zaguini

   

O fotógrafo e escritor catarinense Danísio Silva inaugura no dia 3 de setembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a exposição fotográfica “A Revolução da FotoNgrafia e a arte do Não Significado”. A abertura marca uma nova etapa da pesquisa artística desenvolvida pelo fotógrafo em torno do conceito de FotoNgrafia, que propõe uma maneira diferente de produzir e perceber imagens. A exposição fica até o dia 30 de setembro.

Na mesma noite, Danísio fará o lançamento de dois livros. Um deles é a versão virtual de “O Fotógrafo de Vários Mundos – A Revolução da FotoNgrafia e a arte do Não Significado”, já disponível para venda na Hotmart, em português e inglês. O outro é o livro físico teórico, de mesmo título, que aprofunda os conceitos e reflexões que fundamentam a pesquisa do fotógrafo. Quem comprar o livro físico vai concorrer a duas fotografias da exposição. O livro virtual já se encontra disponível na Hotmart.

Segundo Danísio, o próprio nome FotoNgrafia traduz a essência da proposta. “Juntar fóton e grafia seria desenhar com a luz. Acredito que a fotografia nunca cumpriu plenamente esse papel. Na FotoNgrafia eu utilizo a câmera como um pincel, criando imagens que vão além das formas que entendemos como reais”, explica. A obra aborda o processo de reeducação do olhar e questiona os condicionamentos da mente humana diante das imagens. “Nossa mente busca constantemente associar aquilo que vê a formas já conhecidas. A FotoNgrafia rompe com esse processo, apresentando imagens que não encontram correspondência imediata na memória visual do observador”, afirma o autor.

Homenagem a Gilberto Gerlach
A abertura da exposição terá ainda uma homenagem ao cinéfilo e cineclubista catarinense Gilberto Gerlach, que morreu em 6 de maio de 2021. A relação entre os dois começou quando Danísio ainda era jovem e passou a auxiliar Gerlach em um laboratório fotográfico em São José, experiência que marcou o início de sua trajetória na fotografia.

Anos depois, os dois integraram a estrutura cultural do Estado de Santa Catarina. A homenagem ganha um significado especial porque a exposição será realizada no MIS, onde Danísio trabalhou por 27 anos e cuja sala de cinema leva o nome de Sala de Cinema Gilberto Gerlach.

Serviço
Exposição: A Revolução da FotoNgrafia e a arte do Não Significado
Artista: Danísio Silva
Abertura: 3 de setembro de 2026, às 19h30
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) – Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis
Lançamentos: O Fotógrafo de Vários Mundos – A Revolução da FotoNgrafia e a arte do Não Significado — livro virtual e livro físico teórico
Livro virtual: disponível na Hotmart, em português e inglês: Hotmart

Tags:
Matéria Anterior

Camerata Florianópolis homenageia Itália no CIC

Próxima Matéria

Saiba o que avaliar antes de comprar um vinho

Relacionadas Posts

Ação Linda Koerich terá mais de 2,4 mil itens à venda em benefício do Hospital Regional de São José
Agenda Itapema

Ação Linda Koerich terá mais de 2,4 mil itens à venda em benefício do Hospital Regional de São José

Por Redação Itapema
10/10/2026
Feriadão do Dia das Crianças tem cinema gratuito para toda a família em Floripa
Agenda Itapema

Feriadão do Dia das Crianças tem cinema gratuito para toda a família em Floripa

Por Redação Itapema
10/10/2026
Pátio Milano recebe oficina de bolachas de Halloween
Agenda Itapema

Pátio Milano recebe oficina de bolachas de Halloween

Por Maria Coelho
09/10/2026
Ernesto Neto inaugura primeira exposição individual em Florianópolis
Agenda Itapema

Ernesto Neto inaugura primeira exposição individual em Florianópolis

Por Redação Itapema
08/10/2026
Continente Shopping celebra 14 anos com concerto  do Candlelight gratuito em outubro
Agenda Itapema

Continente Shopping celebra 14 anos com concerto  do Candlelight gratuito em outubro

Por Redação Itapema
08/10/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados