• NSC Total
  • Atlândida SC
  • CBN Floripa
  • CBN Joinville
Itapema FM
Itapema FM
Início Agenda Itapema

FAM 30 anos recebe mais de mil inscrições de 29 países

Maria Coelho Por Maria Coelho
02/07/2026
Tempo de Leitura: 2 mins
FAM 30 anos recebe mais de mil inscrições de 29 países

FAM 2023 / Crédito: Divulgação

   

O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM celebra sua 30ª edição com números que reafirmam sua relevância no cenário audiovisual latino-americano. Ao todo, foram inscritos 1.021 filmes de 29 países para as mostras competitivas do festival, que acontece de 3 a 9 de setembro de 2026, em Florianópolis. Os títulos selecionados serão divulgados no dia 3 de agosto.

Ao longo de três décadas, o FAM consolidou-se como uma das principais vitrines para o cinema da América Latina e vem ampliando, ano após ano, seu alcance internacional.

Nesta edição, o festival recebeu produções e coproduções da Alemanha, Argélia, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, México, Moçambique, Palestina, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A participação brasileira também foi expressiva. Filmes de 26 estados e do Distrito Federal foram inscritos, demonstrando a abrangência nacional do evento. Santa Catarina teve destaque especial, com 71 obras inscritas entre produções e coproduções. “As mais de mil inscrições recebidas nesta edição revelam a potência do audiovisual latino-americano e reforçam o lugar do FAM como uma das principais janelas de difusão e intercâmbio do cinema. Chegar aos 30 anos com esse número é motivo de celebração e responsabilidade,” comemora Tiago Santos, diretor-presidente da Panvision.

Em sua edição comemorativa de 30 anos, o FAM contará com seis mostras competitivas nas categorias de longas-metragens, curtas-metragens e videoclipes. A programação especial reunirá exibições cinematográficas, atividades formativas e ações de mercado, promovendo o intercâmbio entre realizadores, profissionais do setor e público.

Desde sua criação, o festival acumula números que evidenciam sua importância para o audiovisual: mais de 2,5 mil filmes exibidos, mais de 800 atividades de formação realizadas e um público superior a 260 mil pessoas.

Nas próximas semanas, a equipe de curadoria iniciará a etapa final de avaliação das obras inscritas para definir os filmes que integrarão a programação competitiva do FAM 2026.

As novidades sobre a 30ª edição podem ser acompanhadas pelo site famdetodos.com.br e pelo Instagram @famdetodos.

Tags:
Matéria Anterior

Escola Sonora leva apresentações gratuitas a estudantes de Florianópolis

Próxima Matéria

Feira de adoção de pets no Continente Shopping

Relacionadas Posts

Folk no Jardim reúne artistas de Florianópolis e da Argentina no Secreto
Agenda Itapema

Folk no Jardim reúne artistas de Florianópolis e da Argentina no Secreto

Por Redação Itapema
18/08/2026
“Papageno e Papagena – Uma Viagem Musical” acontece dia 20 no TAC
Agenda Itapema

“Papageno e Papagena – Uma Viagem Musical” acontece dia 20 no TAC

Por Maria Coelho
18/08/2026
Jazzinn recebe Funkzilla e mais artistas com especiais como Djavan e Bon Jovi
Agenda Itapema

Berlin Floripa recebe Eduardo Bassani e Funkzilla

Por Maria Coelho
18/08/2026
Jazzinn recebe artistas com repertórios de Djavan e Chico Buarque nesse fim de semana 
Agenda Itapema

Delfino 146 apresenta MPB e Pop nessa semana

Por Maria Coelho
18/08/2026
Jazzinn apresenta especiais de Marisa Monte e Lulu Santos
Agenda Itapema

Jazzinn traz especiais do Paralamas e da Marisa Monte

Por Maria Coelho
18/08/2026
  • Trabalhe Conosco
  • Portal do Titular – Grupo NC
  • Política de Privacidade

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Agenda Itapema
  • Mundo Itapema

© 2025 Itapema FM - Todos os Direitos Reservados